Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Currículo Escolar: O que é? Como Funciona? Qual a realidade?


O Currículo Escolar


Currículo Prescrito trata-se de um amontoado de normas concebidas nos gabinetes das secretarias federais, estaduais e municipais de educação. Porém a realidade se faz com que o currículo se torne em muitos pontos distante da verdade dos centros de ensinos, pois o Currículo é desrespeitoso com a diversividade, não sendo construído pelos que fazem a escola no seu dia-a-dia. O currículo prescrito visa que a escola tem a função de transmitir uma cultura lógica da reprodução, sendo igualitário em todo país e para todos os alunos, sendo realizado para que o educador siga-o de forma literal e unilateral.


Por causa desse pensamento, temos escolas que regem a ideia onde todos têm que ser iguais, deixando assim de fora aqueles que fogem do padrão aceitável pelo modelo tradicional.

Diferente desse existe o currículo informal, que também pode ser chamado de currículo experimental, currículo real ou ainda idealizado, pois se trata do que realmente é feito dentro do âmbito escolar, indiferente do que foi previsto pelo currículo formal. Trata-se de uma forma dinâmica de ensinar, mais ainda sendo presos a um planejamento onde se determina os meios, conteúdos e métodos a serem utilizados. Por se tratar de um planejamento mais estreito com o contexto educacional da escola, gera efeitos contingentes por essa forma também pode ser conhecido como Currículo Reflexivo.

Já o currículo oculto refere-se a todas as experiências adquiridas com os processos de socialização referentes e inerentes aos trabalhos escolares, acadêmicos ou não acadêmicos, que transmitem, de alguma forma, valores e criam aprendizagens, com influencia direta na formação, sem que seguem a explicar-se como metas educativas a previstas a serem atingidas no currículo formal ou informal. Dessa forma incluem-se todas as experiências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que provem mediante ao a participação do processo de ensino e aprendizagem.






Há muitas coisas ainda a serem debatidas relacionada a esse assunto, muitos pontos de vista a serem expostos, muita reflexão a se fazer. Então eu te pergunto: Currículo Escolar, qual é a melhor Alternativa a ser empregada? Tenho a minha opinião formada diante a tudo que eu passou e passei, mas e vocês? O que vocês tem a me dizer? Quais Alternativas temos para o nosso Sistema de Educação Infantil? 


Nenhum comentário: